domingo, 30 de agosto de 2009

FAÇA PARTE DESTA CORRENTE!



O nosso querido Verde Vale das Termas, abrangendo os municípios de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz (estado de Santa Catarina), que há muito vem encantando visitantes de todos os cantos do planeta por sua natureza ímpar e exuberante, poderá deixar de ser o mesmo que conhecemos dentro de pouco tempo.

Com um número cada vez maior de licensas emitidas para estes emprreendimentos no estado de Santa Catarina, as PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) pretendem transformar nossas cidades, ou melhor, o nosso Rio Cubatão do Sul, em um canteiro de obras. Barragens com mais de 20 metros de altura, túneis que cortarão montanhas, desvios no curso d’água para canais artificiais ou tubulações subterrâneas, inundações em alguns cantos e secagem do rio em outros, serão alguns dos impactos ambientais visíveis.

No total, serão 6 usinas na Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão. A área afetada terá início na Vargem Grande e irá até as proximidades da Estrada Velha, centro de Sto Amaro da Imperatriz.

O famoso Salto do Cubatão, que tem hoje uma vazão média de 12 m³/s, deixará de existir! Passará a ter um fio de água, chamado “vazão sanitária”, que corresponde a irrisórios 2 m³/s.

AS TERRAS DO ENTORNO ONDE O RIO SECARÁ, SERÃO DESVALORIZADAS, E ESTE SERÁ UM DOS IMPACTOS ECONÔMICOS QUE TODOS OS PROPRIETÁRIOS DESTAS TERRAS SOFRERÃO!

Uma PCH não precisa consultar a municipalidade e seus cidadãos para ser construída. Basta um projeto feito à revelia dos demais interessados juntamente com um estudo de impacto ambiental simplificado, para que as devidas licenças sejam obtidas.

É evidente que uma PCH pode causar menor impacto do que uma grande central hidrelétrica, contudo, dentro das especificidades sócio-ambientais de uma região, pode infligir impactos muito graves e irreversíveis para um ecossistema determinado e para as populações que nele e dele vivem. Outro aspecto é: não será 01 (uma) PCH: serão 6 (SEIS)no total (incluindo o rio Forquilhas)

O Rio Cubatão do Sul é extremamente importante. Sua bacia é classificada como estratégica por ser responsável pelo abastecimento de toda região metropolitana da Grande Florianópolis com água potável de qualidade, beneficiando cerca de 800.000 (oitocentas mil) pessoas. Este manancial é uma riqueza que pertence a todos nós.

É indiscutível a vocação turística de Santo Amaro da Imperatriz e região. Turismo este, indicado pelo Governo Federal como estratégico para o desenvolvimento social e econômico do País, sendo referência como prática do Eco turismo e turismo de aventura e turismo de Águas Termais. Em lugar algum do planeta se conseguiu até hoje consiliar de forma harmonioza o turismo e a geração de Energia

Será que devemos mudar a tendência da economia local? Devemos deixar de empregar mais e mais pessoas no setor turístico em favor DE um único empreendimento que, terminada a construção/instalação (cerca de 3 anos) precisará somente da mão de obra especializada de 3 ou 4 pessoas, NO MÁXIMO!

Devemos deixar de obter renda em torno de vários pequenos empreendimentos que empregam mão de obra local (turismo), em favor de uma única empresa, CUJOS SÓCIOS SÃO ATUALMENTE DUAS PESSOAS?

Deveremos abrir mão de nossa qualidade de vida, de nossa natureza exuberante e rica, QUE JÁ ATRAIU PESSOAS DE TODO BRASIL E MAIS 32 PAÍSES, em favor de toneladas e toneladas de cimento armado que gerarão uma quantidade irrisória de energia elétrica (11,5 MEGAWATS)?

DEVEREMOS ABDICAR DE NOSSO DIREITO DE ESCOLHA COMO CIDADÃOS LIVRES E ACEITAR GOELA ABAIXO ESTAS IMPOSIÇÕES?

De médio à longo prazo, temos certeza de que a indústria limpa do turismo trará cada vez mais desenvolvimento, renda, emprego e recursos para a região. E o que isso representa? ISSO REPRESENTA QUALIDADE DE VIDA, ISSO REPRESENTA EDUCAÇÃO EMBIENTAL, ISSO REPRESENTA RESPEITO A VIDA E AS GERAÇÕES FUTURAS.

Não falamos aqui somente de turismo ou ecoturismo ou em atividades como rafting, rapel, caminhadas, etc... Falamos de restaurantes, sorveterias, padarias, mercados, pousadas, pesque pagues, hotéis, postos de combustíveis, bancas de revistas, artesãos, taxistas, oficinas mecânicas e todas as empresas que prestam serviços no município, e serão drasticamente atingidas!

O turismo é uma grande rede onde vários setores estão interligados de forma que todos crescem harmoniosamente.

Não somos contrários ao desenvolvimento do país, nem contra o crescimento energético e nem mesmo contra PCHs. Somos contrários a instalação deste empreendimento margeando um parque estadual de preservação com uma biodiversidade única.

Queremos sim, preservar a natureza, nosso direito ao trabalho e nossa consciência, pois isto sim, engrandece os homens verdadeiramente.

Acompanhe e faça parte desta corrente em defesa de nossa qualidade de vida!

MOVIMENTO RIO CUBATÃO VIVO





Um comentário:

  1. Acho que a população de Santo Amaro da Imperatriz deveria ter maior ciência sobre os danos que as PCHs vão causar ao meio ambiente da região. Além disso, a vocação turística do município vai ficar bem mais pobre, porque são as águas que atraem o turista para cá. Pressão em cima das autoridades de Santo Amaro.
    Vai todo mundo abaixar a cabeça e reclamar sem fazer nada? Temos que ir para a rua e protestar antes que seja tarde. Rita Costa (jornalista, residente em Sto Amaro).

    ResponderExcluir